quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Hiroshima




  Em 6 de Agosto de 1945, uma bomba atômica carregada de Urânio, batizada de "Little boy" explodiu a 576 m de altura da cidade japonesa de Hiroshima. A bomba foi lançada de um avião B-29, comandado porPaul Warfield Tibbets Jr, um dos melhores pilotos de bombardeiro doEsquadrão 509 que, desde 1943, era treinado nos Estados Unidos para a "missão derradeira". No corpo do avião, ibbets pintou um nome: "Enola Gay", em homenagem à sua mãe. 
Inicialmente, o alvo seria Kyoto, ex-capital e centro religioso do Japão, mas o secretário da Guerra, Henry Stimson, trocou-o por Hiroshima, por ser uma cidade situada entre montanhas, detalhe que amplificaria os efeitos da explosão.
  
Às 02:45h, o Enola Gay decolou da pequena ilha Tinian e, logo depois, levantaram vôo outros dois B-29 que tinham a missão de medir e fotografar a missão. Às 05:45h os aviões se encontraram sobre Iwo Jima, e seguiram para Hiroshima, onde chegaram às 08:15h.

Às 08:15:17h, a bomba foi lançada sobre a cidade.
Um minuto depois da explosão, George Marquardt, que seguia em outro avião, tirou a primeira fotografia da gigantesca bola de fogo que se ergueu da cidade.

No centro da explosão, a temperatura chegou a 4.000ºC, vaporizando em milisegundos milhares de adultos, crianças e animais, fundindo prédios e carros, reduzindo a pó uma cidade de 400 anos. Num raio de 2 quilômetros, tudo ficou destruído. Uma onda de calor intenso, emitia raios térmicos, como a radiação ultravioleta, destruindo tudo em seu caminho, chocando-se contra as montanhas e retornando à cidade.

Cerca de 75.000 pessoas foram instantaneamente mortas
sendo que dos corpos de muitas delas sobrou apenas a silhueta. Após a explosão, chegou "Kuroi Ame", a chuva negra radioativa que desceu sobre as ruínas da cidade, causando um grande número de vítimas nos dias seguintes.


Três dias depois, uma segunda bomba foi lançada sobre Nagazaki.

Em 10 de Agosto de 1945, o dia depois do ataque à Nagasaki, 
Yosuke Yamahata, começou a fotografar a devastação, realizando o registro fotográfico sobre os efeitos de bombas atômicas em seres humanos, pouco tempo após a explosão. Caminhando através da escuridão das ruínas e cadáveres, ele registrou o horror de duas cidades mortas, vítimas de uma das decisões mais desumanas adotadas por um país civilizado.

As forças de ocupação Americana censuraram as fotos das cidades bombardeadas. Elas foram classificadas como secretas por muitos anos.
O governo dos Estados Unidos não desejava que as imagens do horror fossem vistas pelo mundo. 

As Bombas Atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki mataram mais de
250.000 pessoas
, tornando-se um dos maiores massacres de civis da história da humanidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário